15.3.12

"Mês da Leitura" com Sebastião da Gama - Itinerários da Arrábida

No dia 13 de março as turmas 18 e 21, das professoras Sílvia e Sandra, foram à BE da sede visitar a exposição para lembrar Sebastião da Gama, uma vez que este ano faz 60 anos que faleceu.








A exposição foi animada pela Drª Vanda Rocha (do Museu da Associação Cultural Sebastião da Gama) que com o apoio de fotos e Helena Pinto (do Museu de Setúbal), a fazer de Sebastião da Gama, levou os presentes a viajarem pelo curto, mas muito rico, percurso de vida do professor, pedagogo e poeta (1924-1952).

À mistura houve poesia dita pela Helena e não só...

alunos mais corajosos também leram poesia acompanhados pelo som de beatbox.
Aqui fica uma pequena amostra:

Parabéns às duas turmas, que sabiam tanto sobre a vida de Sebastião da Gama!

No final, visitaram a exposição dedicada ao grande poeta. Viram imagens dos locais onde Sebastião da Gama se inspirou, ou escreveu, e leram as suas criações...

E como não podia deixar de ser aqui fica um poema da autoria deste amante da Serra da Arrábida, poema que faz parte de uma breve Antologia organizada, seleccionada e declamada por José Fanha na obra "Poemas para Um dia feliz"

O menino poeta
Se estiver no mar,
chamem-me da Serra.
Se estiver na Serra,
chamem-me do mar.

Podem-me chamar
de qualquer dos sítios
que em qualquer dos sítios
eu me hei de encontrar.

Brincando com algas,
se estiver na praia,
se estiver no mato
brincando com flores;
cordeirinhos meigos
acariciando,
dando aos peixes migas
se estiver no mar
em qualquer dos sentidos
me podem achar.

Sebastião da Gama
 
PB - Ana Fortuna

Sem comentários: