31.10.10

Comemoração do Centenário da República






Durante o mês de Outubro os alunos do 2º, 3º e 4ºanos foram à escola EB2,3/S Bela Vista, escola sede de Agrupamento, assistir ao espectáculo comemorativo do Centenário da República promovido pelas professoras bibliotecárias e o departamento de Ciências Sociais.

No auditório da biblioteca, viram e ouviram D. Paio,


cavaleiro da Ordem de Santiago, a República,

que disse na voz da professora Sandra Serra:
...
Olá, eu sou a República!
Nasci no dia 5 de Outubro de 1910. O meu lema é liberdade e igualdade! É preciso mudar a lei neste País, é preciso que exista liberdade, que cada um diga o que pensa e não seja preso por ter ideias diferentes. Mas… para isso temos de alterar a lei, criar uma Constituição nova, onde estejam todos os direitos e obrigações dos cidadãos!

Temos de ter igualdade de direitos entre homens e mulheres, proteger os filhos ilegítimos, os velhos, as crianças e o povo, sim, aqueles que trabalham de sol a sol, têm direito a um horário de trabalho e ao descanso semanal obrigatório.
Mas o mais importante, o mais importante mesmo, é que as pessoas saibam ler e escrever, sim, porque se soubermos ler e escrever saberemos lutar melhor pelos nossos direitos!...
Gertrudes Risso
Manuel de Arriaga, Afonso Costa e Bernardino Machado.

Foi um espectáculo bem bonito, cheio de cor, efeitos de luz e fumos, apresentado por D. Paio, uma vez que o nosso Agrupamento se chama Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant'Iago.
As personagens de cera foram criadas pelo artista plástico Jorge Gameiro, assim como toda a encenação com o apoio das professoras bibliotecárias e do professor Jorge. Deram voz às personagens o próprio artista plástico e os professores Sandra Serra, António Rosa, Emanuel Ribeiro e Amilcar Caetano. O arranjo musical e o trabalho de gravação de som foi da responsabilidade da professora de Música, Elsa Mobilha e do Sr. Luís Gabriel da rádio Jornal. O texto dito pela República foi criado pela profª Gertrudes Risso e o PowerPoint pela profª Cristina Santos.

No final os alunos do 4º ano puderam jogar "Jogos tradicionais" da época, sugeridos pela animadora Liliana, feitos pela turma CEF1, decorados e dinamizados pela animadora Andreia e a mediadora Cristina.

Parabéns ao Sr. Jorge Gameiro e um muito obrigada à Direcção do Agrupamento por ter oferecido um espectáculo diferente, através do qual todos puderam aprender algo: porque no dia 5 de Outubro é feriado, ver como se fazem as figuras de cera e de silicone, sentir a diferença entre figuras de cera e de silicone...

Para recordar aqui fica um pouco da autobiografia de Afonso Costa,

video

e de Bernardino Machado.

video

Sem comentários: