Para relembrar sempre que necessário, cada turma levou um guia de utilizador/folheto BE, plastificado, para afixar na sua sala de aula.
Com este blog esperamos partilhar algumas das experiências vividas pela Comunidade Educativa de uma das escolas do Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant'Iago - EB1 nº5 de Setúbal.
10.12.10
"Mês Internacional das BE"
Para relembrar sempre que necessário, cada turma levou um guia de utilizador/folheto BE, plastificado, para afixar na sua sala de aula.
31.10.10
Comemoração do Centenário da República

No auditório da biblioteca, viram e ouviram D. Paio,
cavaleiro da Ordem de Santiago, a República,

Olá, eu sou a República!
Nasci no dia 5 de Outubro de 1910. O meu lema é liberdade e igualdade! É preciso mudar a lei neste País, é preciso que exista liberdade, que cada um diga o que pensa e não seja preso por ter ideias diferentes. Mas… para isso temos de alterar a lei, criar uma Constituição nova, onde estejam todos os direitos e obrigações dos cidadãos!
Temos de ter igualdade de direitos entre homens e mulheres, proteger os filhos ilegítimos, os velhos, as crianças e o povo, sim, aqueles que trabalham de sol a sol, têm direito a um horário de trabalho e ao descanso semanal obrigatório.
Mas o mais importante, o mais importante mesmo, é que as pessoas saibam ler e escrever, sim, porque se soubermos ler e escrever saberemos lutar melhor pelos nossos direitos!...
Manuel de Arriaga, Afonso Costa e Bernardino Machado.
Foi um espectáculo bem bonito, cheio de cor, efeitos de luz e fumos, apresentado por D. Paio, uma vez que o nosso Agrupamento se chama Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant'Iago.
As personagens de cera foram criadas pelo artista plástico Jorge Gameiro, assim como toda a encenação com o apoio das professoras bibliotecárias e do professor Jorge. Deram voz às personagens o próprio artista plástico e os professores Sandra Serra, António Rosa, Emanuel Ribeiro e Amilcar Caetano. O arranjo musical e o trabalho de gravação de som foi da responsabilidade da professora de Música, Elsa Mobilha e do Sr. Luís Gabriel da rádio Jornal. O texto dito pela República foi criado pela profª Gertrudes Risso e o PowerPoint pela profª Cristina Santos.
No final os alunos do 4º ano puderam jogar "Jogos tradicionais" da época, sugeridos pela animadora Liliana, feitos pela turma CEF1, decorados e dinamizados pela animadora Andreia e a mediadora Cristina.
Parabéns ao Sr. Jorge Gameiro e um muito obrigada à Direcção do Agrupamento por ter oferecido um espectáculo diferente, através do qual todos puderam aprender algo: porque no dia 5 de Outubro é feriado, ver como se fazem as figuras de cera e de silicone, sentir a diferença entre figuras de cera e de silicone...
Para recordar aqui fica um pouco da autobiografia de Afonso Costa,
e de Bernardino Machado.
16.10.10
"Dia Mundial da Alimentação"

Como este ano o dia 16 é ao sábado, festejámos o dia na 6ªfeira - 15 de Outubro, do seguinte modo:
- cada turma criou uma peça do Puzzle gigante "Pirâmide Alimentar", que depois de pronto vai decorar uma das paredes do refeitório da escola;
- foi feita uma salada de fruta em tamanho XXL (com a fruta que é distribuída diariamente _ Regime de Fruta Escolar - e pelos alunos que quiseram colaborar) com a colaboração de todas as turmas, de uma turma de futuros cozinheiros da Escola de Hotelaria de Setúbal e por um grupo de pais da Associação de pais, uma delícia!;
- no auditório da nossa biblioteca, com a professora Ana Fortuna, falámos e pensámos sobre alimentação saudável a partir do livro "A sopa verde" da autoria do escritor e ilustrador Chico.
16.9.10
"Surpresas no 1ºdia de escola"
Sentados nos bancos do refeitório, mães/pais/manos e os novos alunos, conheceram os professores que trabalham na escola e ouviram atentamente os alertas que as Coordenadoras fizeram sobre as regras de funcionamento da escola e o modo como iria decorrer a manhã.
Quanta preocupação estampada no rosto dos mais velhos!
Para os alunos foi uma manhã diferente... apenas uma lagrimita aqui e ali.
Já na sala de aula, dos seus educandos, os pais ouviram as informações dadas pela professora.
De seguida mais um miminho, a reforçar os votos de FELICIDADES para a etapa de vida a iniciar, deixando os alunos entregues à professora para desenvolverem as actividades programadas:
- assistir à peça de teatro "João Pateta" que a Ana Sofia e a Mónica (animadoras da biblioteca pública da CMS) tão bem representaram;
- lanche convívio oferecido pela Direcção do Agrupamento (sandes de queijo/fiambre, sumo e bolo de cenoura com cobertura de chocolate - para tornar a escola ainda mais doce);
...e que alegria mostrar aos pais, manos e amigos, o miminho que receberam!
10.6.10
Onda de cheiros e sabores...
De mãos muito lavadinhas, foi bonito ver a maioria das nossas crianças a confeccionar, pela primeira vez, algo para comer!
Hum! Nham! Nham! Nham! Que cheirinho! O nosso salame vai ser o MELHOR do mundo:
- 2 pacotes de bolacha Maria partidos em pedacinhos;
Depressa chegou a hora do almoço. Que delícia! Os futuros cozinheiros fazem comida muito saborosa. Parabéns!
7.6.10
"Matemática + livros de contos..."
Os alunos da turma nº27 já a conheciam, e bem..., pois durante o ano tiveram na sala de aula a amiga da Matemática, mas para a turma nº29 foi uma surpresa bem agradável...
Bem, surpresa? Surpresa foi a maneira como os alunos da professora Ana Reis receberam a autora. De olhos fechados, guiada de braço dado a dois alunos, entrou no auditório e num ápice toda a turma se posicionou, de acordo com a actividade, e apresentou um dos poemas criado pela Teresa Marques ao som de música clássica.
- apresentou o caderninho onde escreveu os seus primeiros poemas...;
- cantou e ensinou a cantar fado e rap a partir de um poema da sua autoria - "Uma excelente memória" criado com base no conto "A lebre e a tartaruga".
Depois como por magia os alunos, de ambas as turmas, desataram a escolher a poesia que queriam ler, em livros existentes na biblioteca da escola, para a Teresa.

A seguir questionaram a autora sobre o porquê de escrever, onde gostava de escrever... e a amiga da Matemática respondeu, sempre com a mesma ternura e simpatia. Até explicou como descobriu a linha do horizonte no livro! Por fim chegou a hora da despedida... os alunos ofereceram-lhe um raminho de flores e abraços aos molhos... e a Teresa deixou a mensagem: lembrem-se que para conseguirem realizar os vossos sonhos têm que trabalhar muito, pois nada se consegue sem trabalho!
Bem hajas Teresa pela tua simplicidade, simpatia e dedicação!
Ficamos à espera que venhas mais vezes, mostrar as tuas preciosidades...
3.6.10
"Livros... amigos sempre à mão"
Nos dias em que não sabes que fazer, pede aos teus pais, irmão ou irmã mais velha, amigo ou vizinho e vai à biblioteca requisitar um livro.
Contagia-te com o trabalho que os amigos, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco em Famalicão (ESCCB), fizeram para promover a leitura:
E agora não sentes vontade de ler? Vá não percas tempo... se ainda não gostas de ler, experimenta!
2.6.10
As nossas flores no "Jardim de Sant'Iago"
E esta heim! Quanta criatividade!