18.6.12

Prémio concurso Rik&Rok

Um dia a professora Marisa Aniceto chegou à sala de aula e conversou com toda a turma para saber se queríamos participar no quinto concurso literário do Rik&Rok. Era um tema muito difícil de entender pois somos muito novos (do 2º ano)  e não sabíamos o que era. Mas a nossa professora conseguiu explicar-nos de que se tratava.
Começámos por fazer uma pesquisa, em sala de aula, sobre o que eram as energias sustentáveis. Após a mesma, organizámos a informação em esquema. De seguida partimos à procura, na nossa escola, de boas práticas no que diz respeito ao consumo de energia. Resolvemos pegar no projeto em que a escola e a comunidade estão envolvidos: “Rota dos óleos alimentares usados” e elaborar uma história em banda desenhada.
A nossa história, elaborada em sala de aula, centra-se na reciclagem dos óleos alimentares usados como forma de produção de energia com o fim de contribuir para a diminuição do nível de poluição ambiental, beneficiando a autarquia de Setúbal de estar tão vulnerável às flutuações do preço do petróleo para movimentar os carros de recolha de lixo, etc.
Por sugestão da professora decorámos os desenhos da banda desenhada com tecidos. Uma pintura com tecidos bem coloridos...

Foi fantástico fazer esta história!!!

O nosso livro “ O Lixo pode produzir energia” também contém uma parte escrita com vocabulário em Inglês.
O nosso projeto contou ainda com a colaboração das seguintes professoras das Atividades de Enriquecimento Curricular: na elaboração da capa professora Joana Maria Borralho e na parte do vocabulário de Inglês a professora Ana Marta Borracha.

Com a nossa participação no 5º concurso do Rik&Rok a escola foi contemplada com uma divertidíssima peça de teatro para todas as turmas da escola com a temática das energias sustentáveis. Nesse dia conhecemos as personagens Rik&Rok e entregámos o nosso livro.

Mas a aventura não acabou aqui, a nossa história seguiu para o concurso a fim de se juntar às histórias das outras escolas de todo o país. Na última semana de aulas recebemos a notícia que juntamente com a escola de Viseu tínhamos ficado em primeiro lugar.

O Rik&Rok voltaram à nossa escola e, na presença de todas as turmas, entregaram-nos o prémio do concurso que consiste em dez Kits de experiências com as energias solares e as energias eólicas. Boa!!!!



 Professora e os alunos do 2ºano da turma 17

Publicado por: PB- Ana Fortuna

2 comentários:

HR disse...

Parabéns Marisa! Bom trabalhos dos meninos.

Helena Romano

Ângela Santos disse...

Mais uma vez... Parabéns à grande Marisa e aos seus alunos!