20.6.11

Atividade de articulação curricular

A literacia de informação é um conjunto de competências de aprendizagem necessárias para aceder, avaliar, e usar a informação de forma eficiente. Aprender a aprender está no âmago da literacia de informação, facilita a forma de encontrar a informação, desenvolve o espírito crítico e o gosto pela aprendizagem.
A turma nº25, da professora Carla Afonso, composta por alunos do 2º/3ºano iniciaram este processo de aprendizagem com um trabalho de pesquisa em livros e na Internet e aprenderam a criar um PowerPoint com o fim de partilhar os seus trabalhos.
As professoras Carla e Ana (da BE) reuniram para planificar as atividades e de seguida foi concretizar...
Com o fim de alertar os alunos para o "Ano internacional das florestas" viram, na BE, o filme baseado no conto "A maior flor do mundo" da autoria do escritor José Sousa Saramago, onde o menino queria para seu animal de estimação um escaravelho.
Como na BE existe o livro "O escaravelho" escrito por Margarida Fonseca Santos, a professora Ana deu-o a conhecer, através da apresentação de um PowerPoint em que recordaram algumas partes que compõem um livro e leram em voz alta:


Depois foram formados grupos e distribuídos os temas de pesquisa de acordo com o livro: o escaravelho, a formiga, o bicho-de-conta, a cenoura e breve biografia das autoras.

Em grupo pensaram no que queriam saber sobre o tema e na aula seguinte com base nos guiões, Exemplo:


fizeram pesquisa em livros e em recolha feita na internet (com o apoio das profªs e família), procuraram o significado das palavras desconhecidas no dicionário, aprenderam a utilizar o índice,

registaram a informação que encontraram e depois... depois construíram o Powerpoint na sala de aula, com o apoio das professoras seguindo o guião para a elaboração de um trabalho, utilizando o Magalhães.

No próximo ano vão apresentar o trabalho às outras turmas, tal como tinham previsto no projeto de trabalho.

Pelo entuasiasmo e dedicação dos alunos, este foi sem dúvida um trabalho cheio de sucesso.


A avaliação foi bastante positiva.
PB- Ana Fortuna

Sem comentários: