29.5.07

"Por uma vida saudável"

A enfermeira Armanda, do Posto de Saúde do Vale do Cobro, e a Margarida vieram falar-nos de alimentação saudável.

1º apresentaram-nos um filme para nos fazer pensar que não devemos comer muito, para não ficar gordos, nem comer pouco para não ficar magrinhos e sem forças. Devemos comer de tudo um pouco. Comer doces só de vez em quando... e que também devemos fazer exercício físico, como diz a nova pirâmide alimentar.


Depois fizemos de conta que estávamos num restaurante em que ela e a Margarida eram as cozinheiras. Cada um de nós escolheu uma refeição (pequeno almoço, lanche, almoço/jantar) e depois:

- Quem escolheu o pequeno almoço, pegou num prato e foi escolher os alimentos que desejava comer (quem servia eram as cozinheiras e pegavam nos alimentos/recortes de imagens com uma tenaz);
- Depois sentávamo-nos e a enfermeira Armanda verificava se o que cada um tinha escolhido, para o pequeno almoço, era saudável. Claro, sempre com a nossa ajuda!

- A seguir quem escolheu o lanche e o almoço/jantar fez o mesmo.

Foi uma maneira muito divertida de nos fazer pensar, se comemos correctamente ou não.

Obrigada às duas, pois foram muito simpáticas e tiveram muito trabalho a preparar os materiais...

E ainda... Sabem que vieram falar com os nossos pais sobre o que devemos comer e que cuidados devemos ter quando escolhemos alguns alimentos - ver os rótulos e verificar a quantidade de açúcar e gordura que contém?

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que estes meninos desta escola tenham aprendido o que deve ser uma alimentação saudável, e que para bem da sua saúde consigam resistir às tentações dos "bollycao" das "batatas fritas de Pacote" , dos "sumos de Pacote" e de todos os doces e fritos que não se devem comer nos lanches da manhã e da tarde
beijinhos para todos
Enfermeira Armanda