15.3.07

Semana da Leitura




A semana de 5 a 9 de Março foi muito animada na nossa escola.
Vamos abrir a porta e mostrar-vos um pouquinho do que vivemos nesses dias...
Querem dar uma espreitadela?
Então cá vai:







  • O dia 5 foi dedicado a uma Maratona da leitura;

    Às 8:25h a professora e escritora Teresa Marques divertiu os nossos colegas do 3º ano, da turma da professora Isabel Perdigão, com a leitura de uma história em poesia “A princesa do guardador de porcos e a ervilha” e outra em prosa “O guardador de porcos”.

Logo de seguida a D. Isabel Quadros, da Associação de Pais, encantou a turma do 1º ano, da professora Marisa, com a leitura do livro “O urso e a formiga” da autora Luísa Ducla Soares.
A seguir a Dra. Lígia e a Cristina do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) de Setúbal incentivaram a turma do 4º ano do professor Pedro, a gostar ainda mais de livros, lendo e mostrando as imagens em tamanho gigante, do livro “A menina que não gostava de livros”, da autora Manjusha Pawagi. Depois a professora Júlia Martins, representante da Rede de Bibliotecas Escolares, animou o livro “Desculpa, mas esse livro é meu” da autora Lauren Child para a turma do 1º ano, da professora Ângela.
Logo a seguir subiu a nossa aae (auxiliar de acção educativa) Ana Silva e vestiu a pele de leitora de um livro, com ilustração em relevo, para a turma do 2º ano do professor António João - “O porquinho dorminhoco” de John Malam.

No intervalo da hora de almoço, a professora Ana Reis encantou três grupos, de 20 alunos, apresentando o livro “A nuvem e o Caracol” do autor António Torrado, a partir de um PowerPoint construído por uma das suas turmas de 4ºano. Depois, uma das nossas cozinheiras, a D. Manuela Carvalho apresentou o livro “O leão e o canguru” da autora Ana Mª Magalhães, à turma do 1ºano da professora Anabela, onde tem a filha.
Para terminar, o professor Pedro Florêncio leu a história “No reino dos mandriões” do livro “Seis histórias às avessas” da autora Luísa Ducla Soares, à turma do 3ºano da professora Susana.

  • No dia 6, vimos e debatemos o filme "O Rouxinol";

  • No dia 7, a professora Ana Fortuna apresentou-nos o nosso blogue;

  • Nos dias 8 e 9 divertimo-nos com uma gincana. Como todas as turmas dos 3ºs e 4ºs anos se inscreveram nesta actividade, a semana da leitura teve que se prolongar pelos dias 12 e 14.

Na gincana trabalhámos, em grupo, durante 1:30h e não nos cansámos, nem fizemos confusão na escola.
Estão curiosos?


Então fiquem a saber como tudo se passou:
Quando chegámos à BE/CRE, com a turma dividida em 4 grupos e um chefe por grupo, a professora Ana entregou um guião da gincana a cada lider. Depois foi só cumprir o que nos era pedido.

1- Uma das provas era montar um puzzle gigante e...

inventar uma história com o personagem mais conhecido que aparecia no puzzle, o Ruca.


2- Na outra prova tinhamos que descobrir, num amontoado de livros do Plano Nacional de Leitura, o livro "Um livro com cheiro a chocolate" da autora Alice Vieira e responder a perguntas sobre a sua capa. Foi divertido pois tinhamos que medir com régua, observar bem a capa e por fim abrir o livro, esfregar a contracapa e cheirar...


e numa sopa de letras, procurar quantas palavras "chocolate" havia.

3- Noutra prova tinhamos que descobrir um livro, de cota azul, intitulado "Uma mão cheia de rimas para primos e primas" do autor José Jorge Letria. Dentro vinha uma prova que nos fez observar o cartaz do logótipo da BE/CRE, combinar e treinar o modo de apresentar a leitura de um poema, em grupo, à restante turma. 4- Depois, descemos as escadas e a partir do cartaz dos Amifive resolvemos a última prova.

No final juntámo-nos no auditório, conversámos sobre a gincana e apresentámos o poema. À saída tivemos um ovinho de chocolate para saciar o nosso desejo.

Entretanto...



Nas salas de aula também houve leituras. Numas foram os pais/enc. de educação que leram, noutras foram os alunos de uma turma que apresentaram à outra turma e

noutras foram os professores de apoio educativo, os próprios professores ou a Sra. Coordenadora.

FIM

Sem comentários: