No dia 4 de Junho tivemos o prazer de receber a formadora de Matemática, Teresa Marques, na qualidade de escritora, no auditório da nossa Biblioteca.
Os alunos da turma nº27 já a conheciam, e bem..., pois durante o ano tiveram na sala de aula a amiga da Matemática, mas para a turma nº29 foi uma surpresa bem agradável...
Bem, surpresa? Surpresa foi a maneira como os alunos da professora Ana Reis receberam a autora. De olhos fechados, guiada de braço dado a dois alunos, entrou no auditório e num ápice toda a turma se posicionou, de acordo com a actividade, e apresentou um dos poemas criado pela Teresa Marques ao som de música clássica.


A autora ficou maravilhada e de seguida:
- começou por dar a conhecer o livro "Pequeno livro da desmatemática", colocando os alunos a pensar como é que os números se podiam transformar em letras e depois... depois leu o livro do autor
Manuel António Pina acompanhada de um "O" bem forte, ao sinal por ela combinado;

- apresentou o caderninho onde escreveu os seus primeiros poemas...;
- cantou e ensinou a cantar fado e rap a partir de um poema da sua autoria - "Uma excelente memória" criado com base no conto "A lebre e a tartaruga".

Foi uma loucura:


Sozinhos ou com ajuda, leram... leram... até querer.
A seguir questionaram a autora sobre o porquê de escrever, onde gostava de escrever... e a amiga da Matemática respondeu, sempre com a mesma ternura e simpatia. Até explicou como descobriu a linha do horizonte no livro!
Por fim chegou a hora da despedida... os alunos ofereceram-lhe um raminho de flores e abraços aos molhos... e a Teresa deixou a mensagem: lembrem-se que para conseguirem realizar os vossos sonhos têm que trabalhar muito, pois nada se consegue sem trabalho!


Bem hajas Teresa pela tua simplicidade, simpatia e dedicação!
Ficamos à espera que venhas mais vezes, mostrar as tuas preciosidades...